Páginas

terça-feira, 19 de março de 2013

TRAÇADO DA FERROVIA DO FRANGO E INÍCIO DE VOOS REGULARES NO AEROPORTO MUNICIPAL SÃO AS REIVINDICAÇÕES DE WILSON PAESE JUNTO AO SECRETÁRIO ADJUNTO DA INFRAESTRUTURA DO ESTADO


Uma das linhas mestras das propostas apresentadas pelo Vereador WILSON PAESE durante a campanha, foi a de envidar esforços para o aperfeiçoamento da infraestrutura do Município.

PAESE entende que no contexto globalizado que as economias estão inseridas, obviamente aplicável aos municípios, o desenvolvimento esta intimamente ligado a existência de infraestrutura adequada. "A infraestrutura precede a maioria das políticas públicas, é condição para viabilizar as demais, tamanho o grau da sua importância", ressalta o vereador.  

Assim, cumprindo com a linha de atuação com a qual se comprometeu, PAESE apresentou ao Secretario Adjunto da Infraestrutura, WANDERLEY AGOSTINI, solicitação para que o traçado da Ferrovia do Frango seja elaborado passando pelo Município de Videira.

WILSON PAESE lembrou que é inimaginável que uma ferrovia denominada do FRANGO, não sirva Videira, que segundo censo de 2011 do IBGE, é o Município com o maior efetivo de rebanho de aves do Estado, somadas galinhas, frangos, galos, pintos e codornas, superando cidades como Chapecó e Concórdia e com efetivo três vezes maior que Joaçaba e Campos Novos. Aliás, segundo informa, Videira é de longe o Município com maior rebanho de codornas do Estado, com mais de 1.300.000 (um milhão e trezentos mil) cabeças, enquanto o mais próximo, Petrolândia, conta com apenas 85.000 (oitenta e cinco mil) cabeças.

O vereador destaca ainda que como o objetivo precípuo da ferrovia é emprestar agilidade e reduzir os custos no fornecimento de insumos e no escoamento da cadeia produtiva do setor pecuário, curial considerar também que Videira possui, segundo dados do IBGE, o 4° (quarto) maior efetivo de suínos do Estado, com mais de 250.000 (duzentos e cinqüenta mil) cabeças de suínos, e o 1° (primeiro), quando somado com o efetivo do Município de Iomerê, que conta com quase 200.000 (duzentos mil) cabeças e está situado a 10 (dez) quilômetros de Videira. Além disso, aponta que no ano passado a BRF S/A iniciou investimentos na unidade de Videira, na ordem de 84 milhões de reais, a fim de transformá-la na maior planta de produção de salsichas da America Latina.

"Diante destes dados objetivos incontestes, tenho certeza que o Secretário de Infraestrutura ao elaborar o projeto de sua incumbência, para apreciação do Governo Federal, incluirá Videira no traçado da Ferrovia do Frango, que hoje somente tem definido o início em Chapecó e como ponto final, o porto de Itajaí", frisa PAESE.

A solicitação foi feita antes do encontro realizado no último dia 15, na sede da FIESC em Florianópolis (SC), reunindo o Governador, políticos, associações, sindicatos e líderes empresariais, com o objetivo de iniciar os trabalhos para definir o plano da nova malha ferroviária do Estado.

Outra solicitação apresentada por WILSON PAESE foi para que o Secretário gestione aos órgãos competentes, em especial a ANAC, a fim de que o município de Videira inicie, com brevidade, a operação de voos regulares.

Como fruto das reuniões e objetivando reforçar as solicitações formuladas, o Vereador apresentou indicações na Câmara de Vereadores, dirigidas ao Secretário de Estado da Infraestrutura e ao Superintendente da ANAC.  

Wanderley Agostini - Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Infraestrutura

Nenhum comentário:

Postar um comentário